Páginas

18 de ago. de 2010

Veja como evitar as fraudes no Facebook

Saiba como proteger seu perfil de fraudes e ataques na rede social mais popular do mundo.

Como muitos golpes no Facebook, o botão "Dislike", (algo como “não curti”, em português) obteve sucesso porque muitos usuários são ingênuos ou desatentos.

Olhando um recente relatório da empresa de segurança Sophos é possível notar um padrão compatível entre o novo ataque e os antigos ataques ao Facebook. Portanto, para não ser enganado, é importante conhecer essa ameaças.

Fique atento

Primeiro, um pouco de bom senso sempre ajuda. Veja com ceticismo quando o seu amigo postar uma mensagem não habitual. Por exemplo, se seu antigo colega do colégio postar "Ai Meu Deus, Justin Bieber arriscando um flerte" no Facebook. Desconfie!

Após isso, olhe as últimas atualização do perfil dele. É possível saber de onde a mensagem foi postada na rede social. Então se o conteúdo foi postado diretamente pela rede social, estará escrito "via Facebook". Caso seja uma atualização de progresso de um jogo, Mafia Wars, por exemplo, estará escrito "via Mafia Wars Game".

Os recentes ataques como o botão "Dislike", "Justin Bieber arriscando um flerte", "Estudante atacou seu professor e quase o matou" não tem o seu próprio aplicativo – então eles não podem usar recursos de aplicativo legítimo, como enviar atualizações de status.

Questionar o que vem depois do "via" é importante porque, ao clicar em um link, você poderá ser redirecionado para uma página de instalação de um aplicativo malicioso.

Além disso, algumas aplicações direcionam o internauta para um site externo, saindo do Facebook. O "Dislike", por exemplo, direciona as pessoas para sites como fbdislikeit.info.

Sempre que você for encaminhado para um site externo com o propósito de instalar uma nova ferramenta, tenha cuidado. Nunca instale algo a partir de uma fonte em que não confia – especialmente quando a fonte parece ser "oficial".

As boas notícias é que estes golpes em particular não são tão prejudiciais, e você pode desfazer o dano, eliminando-os no item "Configurações de aplicativo", na própria página do Facebook.


[Fonte]Idgnow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.