Páginas

17 de jan. de 2010

Sorria! é tempo de sorrir para seu PC !?















Luxand Blink! 1.0

Quem utiliza o Windows Vista em ambientes empresariais sabe como é trabalhoso gerenciar a senha e o login de diversos usuários diferentes. É comum ter que entrar em contato com o administrador de redes para obter alguma senha perdida ou casos em que o funcionário compartilha a senha de acesso, mesmo que isso seja contra as regras da empresa.

O Luxand Blink! é um programa destinado a agilizar o processo de login no computador, além de proporcionar mais segurança e impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a documentos importantes do computador. Tudo isso de forma gratuita, sem precisar pagar licenças de uso.

Faça login no computador através da Webcam

O Blink! utiliza um software de reconhecimento facial que identifica pontos de referência do rosto do usuário através de qualquer webcam conectada ao computador. O software atribui os resultados obtidos ao usuário que realizou a instalação do programa na máquina, permitindo fazer o login somente mostrando o rosto para a webcam.
Ou seja, em vez de ter que lembrar senhas quilométricas ou se preocupar com a segurança desta informação, basta instalar o programa para que somente seja possível acessar o computador caso a pessoa certa esteja sentada em frente ao monitor.

Atenção durante a instalação

Para que o Blink! funcione corretamente, é preciso seguir alguns passos que vão garantir que o software de reconhecimento fácil consiga trabalhar corretamente. O primeiro é se certificar que a webcam utilizada está instalada corretamente e ligada ao computador.

Em seguida, certifique-se de colocar a câmera em uma localização apropriada, de preferência em cima ou ao lado do monitor. Estas posições são recomendadas porque facilitam a visualização do rosto do usuário e permitem que o programa trabalhe com mais eficiência.
Depois de certificar que as etapas anteriores foram cumpridas com rigor, inicie o processo de instalação do Blink!. Durante o processo, a webcam conectado ao computador será acessada para calibrar o software de reconhecimento facial.

Durante este processo, recomenda-se que o usuário sente e olhe para a tela da maneira como faz normalmente enquanto está utilizando o computador. Para facilitar o processo, mova sutilmente a cabeça para a esquerda e a direita enquanto o programa realizar as configurações necessárias.

Completada esta etapa, tudo que você precisa fazer é reiniciar o computador para que o Blink! funcione corretamente. Já durante a primeira iniciação você vai notar que surge uma janela exibindo a imagem transmitida pela webcam, o que significa que o processo foi bem sucedido.

Mais segurança para o computador

Durante os testes realizados pelo Baixaki, o software de reconhecimento fácil do Blink! funcionou de maneira eficiente, e só permitiu o acesso ao computador quando o usuário cadastrado estava em frente à tela.

Vale mencionar que o programa não bloqueia o acesso aos diferentes perfis registrados na máquina através de senhas. Ou seja, ainda será possível realizar o login de maneira normal, basta saber a senha cadastrada por cada usuário do sistema.

[Fonte] Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.