28 de jan de 2010

SEOmoz lança a Open Site Explorer



Na última semana, ao participar de um Webcast do Rand Fishkin, ele acabou mostrando um slide que, supostamente, não era para estar naquela apresentação. Pois bem, diante da minha suspeita, o SEOmoz, empresa referência mundial em SEO, lança hoje a sua mais nova ferramenta: o Open Site Explorer. Basicamente a idéia é fornecer toda a informação que os search engines não compartilham conosco, tais como informações da quantidade de links, quais são nofollow, quais os textos âncoras e uma diversidade de outras informações.



Antes de dar continuidade no artigo, gostaria de agradecer o Rand Fishkin, por compartilhar comigo, em primeira mão, a ferramenta. Eu sei que ele e outros profissionais do SEOmoz admiram o nosso trabalho e com certeza é um sentimento recíproco.


A primeira tela 


Como vocês podem notar, logo de início a ferramenta já se distancia da famosa ferramenta do Yahoo!, a Yahoo! Site Explorer. Logo na sua primeira página podemos visualizar as informações do índice da Linkscape, tais como o tamanho do índice e as informações do crawling dos últimos 45 dias:



Realizando uma análise

Você pode submeter um website para análise na ferramenta apenas digitando a sua URL. No exemplo abaixo enviei o website da MestreSEO, como vocês podem ver:


O interessante aqui é observar que a Open Site Explorer lista URLs com nofollow e ainda lista links de imagens, algo que não era feito pelo Yahoo! Site Explorer. Outro ponto muito bom para análise é que a ferramenta coloca junto com a informação do link, o texto âncora associado, a autoridade da página e por fim a autoridade do domínio.


Aba Linking Domains


Considerado um dos fatores de rankeamento mais importantes na atualidade, os domínios que te linkam são claramente expostos nesta aba.






Aba Anchor Text Distribution

Nesta aba você tem acesso aos detalhes de texto âncora dos links que apontam para a sua página. A parte interessante fica por conta das opções que você pode escolher para listar os textos âncora, onde você pode escolher se quer exibir todos os textos âncora para aquela página, para o subdomínio ou ainda para o root domain.




Algo que eu não tinha visto em nenhuma outra ferramenta é a opção de filtrar os textos âncora por frase ou termos, dando a possibilidade de você analisar se seus textos âncora possuem um determinado termo ou não.

Ainda sobre esta aba, é possível listar todos os seus textos âncora, analisando quantos root domains e links possuem um determinado texto âncora.


Aba Full List of Link Metrics

Na última aba temos uma compilação de praticamente todas as métricas que o SEOmoz gosta de ressaltar em seus artigos e palestras. Todas as informações de métricas de mozRank, mozTrust, Domain mozRank e Domain mozTrust estão disponíveis nesta aba, assim como diversas outras informações.




Um ponto bem interessante é agregar estes gráficos e dados em seus relatórios periódicos de SEO pois, desta forma, você conseguirá saber como está a evolução do seu trabalho de SEO.






Comparação entre Websites



Uma feature muito legal que a ferramenta disponibiliza é a comparação entre sites. Para esta comparação utilizei os nossos grandes amigos do BrasilSEO.

A primeira parte da comparação é chamada de “Comparison Chart of Important Metrics for these Pages”, onde a ferramenta exibe os principais dados de cada website em forma de gráfico de barras, dando a possibilidade de analisar facilmente quais as métricas que o seu concorrente está melhor do que você. Os dados disponibilizados na comparação são: Page Authority, Domain Authority, Total Links, External, Followed Links e Linking Root Domains.



Em seguida temos um quadro comparativo muito bom, onde são exibidos, lado a lado, os links mais importantes que cada website possui. Desta forma, fica fácil identificar onde você deve tentar conseguir um link, caso não possua.


Conclusões

O anúncio desta ferramenta vem em boa hora para a comunidade de SEO, que estava esperando o Yahoo! Site Explorer sair do ar quando a Microsoft assumisse o core de search do Yahoo!. Com esta nova ferramenta, as possibilidades de analisar os websites se tornam mais simples e mais estáveis, com dados mais claros e conseqüentemente com mais qualidade.

Honestamente, achei um excelente investimento do SEOmoz e produzir esta nova ferramenta e com certeza será um sucesso. Vale lembrar que quem já é PRO member do SEOmoz tem acesso completo à Open Site Explorer. Para quem ainda não é, basta acessar as páginas de planos, que conta com um plano gratuíto ou a assinatura PRO.

Espero que tenham gostado deste review em primeira mão e até o próximo artigo!


[Fonte] www.mestreseo.com.br
            Publicado em 20/01/2010


__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.