18 de ago de 2010

Brasil é o primeiro país do mundo a realizar censo em sua Internet

Pesquisa é feita pelo CGI.br e analisa a rede formada pelos sites de acesso público identificados pelos domínios ".br", ".com.br", ".org.br", ".net.br" e "gov.br

O Brasil é o primeiro país do mundo a realizar um Censo na Internet nacional. O responsável pelo projeto - que leva o nome de Censo na Web.br - será o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), que prevê a realização de estudos sobre a rede formada pelos sites de acesso público identificados pelos domínios ".br", ".com.br", ".org.br", ".net.br", ".gov.br" e mais as páginas para os quais há redirecionamentos diretos, via servidor, a partir de um site ".br".

O objetivo geral do projeto é criar e divulgar indicadores de todos os sites hospedados sob o domínio ".br", considerando os requisitos definidos por um conselho consultivo representado por diversos segmentos, respeitando as boas práticas de privacidade e confidencialidade.

Entre os objetivos específicos, o estudo analisará o tamanho total da Web brasileira, incluindo o número de sites e páginas na Web, além do tamanho em Gigabytes. Ele focará também proporção de sites utilizando o padrão IPv6, distribuição do uso de idiomas, proporção de tipos de tecnologias usadas nos sites, idade das páginas, geolocalização dos servidores IP e sincronização de tempo dos servidores web.

Os resultados da primeira etapa do Censo na Web focarão a coleta e a análise dos dados da web brasileira governamental, ou seja, os sites sob o domínio ".gov.br". As pesquisas com os demais domínios serão feitas gradualmente, com os resultados sendo entregues periodicamente. O CGI quer entregar o Censo completo de todos os domínios, no mais tardar, até o começo do próximo ano. No entanto, a entidade preferiu não estipular uma periodicidade para divulgação dos resultados presentes nos demais domínios.


[Fonte]Computerworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.