Páginas

15 de mar. de 2010

Buscas em tempo real: cinco alternativas para não usar apenas o Google e o Bing

Diferentemente dos mecanismos tradicionais, a pesquisa em tempo real indexa atualizações de redes sociais. Conheça algumas opções de sites.
Quando grandes mecanismos de busca como o Bing, da Microsoft, e o Google anunciaram que entrariam no mundo das buscas em tempo real ano passado, eles se juntaram a um pequeno número de iniciativas que já estavam nesse mercado.

Diferentemente de sistemas de pesquisa tradicionais, sites em tempo real indexam atualizações de comunidades sociais como Twitter, Delicious, Flickr e YouTube, mostrando ao usuário os tópicos mais quentes em discussão na web.

Muitas pessoas se voltaram para as buscas em tempo real para acompanhar eventos, já que os resultados podem mostrar blogs e fontes de informação que mecanismos tradicionais às vezes não mostram."Eles essencialmente permitem que você veja o material logo depois de ser publicado", diz o criador da SEO Made Simple, Michael Fleischner.

Dê a esses cinco mecanismos uma chance. Muitos têm interfaces intuitivas e são customizáveis, para ajudar a encontrar exatamente o que se procura assim que o fato acontece.

Collecta
No Colectta, você verá uma lista "o que está acontecendo agora" - uma relação de tópicos com artigos relacionados, tweets, posts de blogs, fotos e comentários sobre buscas populares. A listagem dos tópicos e conteúdos relacionados muda em tempo real de acordo com a popularidade. Quando você entra em uma busca e clica em “Now!”, o Collecta mostra uma lista de posts – de comentários de leitores em sites de notícias a tweets recentes e posts em blogs. Também há a opção de limitar as buscas para blogs e artigos, comentários em blogs, atualizações no Twitter, fotos no Flickr e outros.

Leapfish
O Leapfish permite que você pesquise de duas maneiras: em tempo real ou de maneira convencional. A página de resultados vai mostrar as principais notícias, artigos da Wikipedia, resultados da web, vídeos, tweets, blogs e imagens. O Leapfish permite filtrar resultados para apenas de web, tempo real, vídeos ou outros.

OneRiot
Você pode dividir resultados de duas maneiras: “Tempo real” e “Pulso”. A procura em tempo real mostrará os conteúdos mais recentemente compartilhados. Já a função Pulso exibirá os resultados “mais valiosos socialmente” relacionados à busca – essa listagem é feita de acordo com o número de vezes que o conteúdo foi compartilhado em diversos sites e com qual freqüência são compartilhados, além de outros fatores.

Scoopler
O Scoopler agrega e organiza conteúdo em tempo real ao indexar atualizações de fontes de notícias e sites sociais como Twitter, Flickr, Digg, Delicious e outros. Os resultados são divididos em duas colunas: compartilhamento popular, que incluem vídeos, imagens e links, e uma seleção de menções no Twitter, Delicious e outros sites.

Uma função interessante é o “peek”, que aparece quando você mexe o mouse em algum resultado em particular. Clicar permite uma prévia do site sem sair do Scoopler.

Thoora
O Thoora identifica o que está atraindo barulho ao indexar a blogosfera para determinar quais são as notícias que mais atraem a atenção.

Você verá a página de resultado do Thoora quebrada em três painéis: um com resultados de busca de sites com as notícias e posts de blogs; um “status de busca”, que mostra uma linha de tempo da popularidade do tópico procurado; e uma caixa com tweets relevantes sobre o tema.

(Kristin Burnham)

[Fonte] idgnow

14 comentários:

  1. Boa dica! Gostei :)

    Beijos! Aparece no meu :D

    ResponderExcluir
  2. excelentes dicas
    gostei do blog e dos textos
    parabéns pelo trabalho

    retribui?
    www.futebobeiras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal. É uma alternativa para sair do costumeiro!
    Mas eu não consigo usar outro instrumento de pesquisa sem ser o google...

    www.futebobeiras.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Realmente é uma boa dica, mais
    é difícil parar de usar Google" ^^

    ResponderExcluir
  5. Nossa gostei to seguindo ,vai no meu tbm

    http://alboneia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as suas dicas.
    É uma pena o Brasil não investir nesse tipo de site, pois quem sai perdendo somos nós.

    ResponderExcluir
  7. Ok Cara
    Valeu a dica...
    A verdade é que muitos blogs têm conteúdo informativo excelente mas a gente não encontra essas coisas no google.
    Eu não uso o bing.
    Mas valeu a dica dos sites e eu vou dar uma olhadinha neles agora..
    blogdolenivaldo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. boa dica, de fato não conhecia alguns destes buscadores, vou dar uma verificada... abraço

    http://locomundojapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. São boas essas dicas, mas usei só no começo o Bing depois vi que não era muito bom e voltei para o bom e velho google, o melhor, não tem para ninguém, vou tentar usar cada um desses citados acima no seu post.

    http://logicadamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito doido, não sabia de nada disso!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas dicas de buscadores alternativos, pois embora o Google seja bastante eficiente nunca é bom a gente ficar preso a uma só opção. Valeu pelas informações e boa sorte com seu blog!

    Visite: http://enquantoehdia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.