4 de mar de 2010

Agilize o desenvolvimento de suas páginas

Você está sempre trabalhando nas páginas do seu site e na implementação do AdSense? Alterando o HTML ou o PHP, criando imagens e código toda hora? Se a resposta é sim, existem complementos (add-ons) do Mozilla Firefox que podem ajudar a agilizar o processo de criação. Abaixo estão alguns que podem ser bastante úteis:

ColorZilla – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/271 
Esse complemento informa qual é o código RGB ou hexadecimal da cor que você estiver vendo na tela, para ajudar a criar uma logomarca para seu negócio que tenha o tom certo de azul, por exemplo. A ferramenta ainda permite salvar paletas de cores personalizadas enquanto você navega, para usar mais tarde em outros designs.

MeasureIt – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/539 
Meça, em pixels, a altura e largura de qualquer elemento de uma página. O uso é muito simples e você descobre rapidinho quanto espaço tem sobrando para colocar aquele novo bloco de anúncio do AdSense.

IE View – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/35 
Você costuma abrir o Internet Explorer para ver como sua página aparece? O IE View permite ver como a página ficaria se você estivesse usando o IE, sem se preocupar em abrir outro navegador. Você também usar esse complemento para navegar em sites que não se comportam bem no Firefox.

WebDeveloper toolbar - https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/60
Essa barra de ferramentas multiuso dá acesso fácil a recursos como controle da exibição de Java e Javascript, elementos de formulários e CSS, mudança da resolução da tela (para você ver como seu site ficaria numa resolução menor), validação de HTML e muito mais.

FireBug – https://addons.mozilla.org/firefox/addon/1843
Firebug é uma extensão para o Mozilla Firefox que adiciona ao navegador inúmeras ferramentas para facilitar a tarefa de desenvolvimento de páginas web. Ele possibilita a identificação e eliminação de erros de programação, edição e também o monitoramento de CSS, HTML e JavaScript presentes em qualquer página da internet.

DOM Inspector – https://addons.mozilla.org/firefox/addon/1806
O DOM Inspector é um painel que exibe pra você a árvore de elementos criada pelo navegador ao renderizar a página. Ele se torna especialmente útil quando você precisa resolver problemas em códigos feitos por outras pessoas ou códigos feitos por você mesmo há muito tempo e que não estão muito bem organizados. Ele auxilia também na depuração de scripts da página, oferecendo junto com o FireBug, um console completo de depuração com recursos como CallStack, Watch, Breakpoints e outros.

A explicação dada aqui está longe de ser completa. Cada extensão mereceria um tutorial próprio, alguns bem extensos, mas como a intenção inicial é dar uma idéia, já possível curtir um pouco do que cada um faz, e faz muito bem.
Quais são seus complementos favoritos para desenvolvimento de páginas de web? 

Deixe um comentário!!

Abraços

4 comentários:

  1. nossa. não sabia disso, muito interessante! :D
    bjos

    ResponderExcluir
  2. É muito legal isso para quem quer desenvolver melhor sua página na web ou blog...

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo muito com esse blog, informações nunca são demais.

    ResponderExcluir
  4. Existem outras extenções que são boas para web designers, uma que eu uso muito e ajuda no desenvolvimento de código xhtml é o html tidy, ele está na lista de addons da mozilla.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.