Páginas

27 de jan. de 2010

Saiba quais são os problemas do Internet Explorer 6

Você tenta ver um vídeo no YouTube e não consegue? Talvez o problema não esteja no site, e sim no seu computador. Caso você tenha o Internet Explorer 6 instalado na sua máquina, pode se deparar com esse e outros tipos de problema.

Essa versão do navegador da Microsoft, lançada em 2001, é alvo constante de críticas por conta de limitações e falhas de segurança. Tanto é que a Microsoft divulgou, na semana passada, um boletim em que pede aos usuários para atualizarem seu browser para a versão mais recente.

Entre as críticas feitas ao IE6, destacam-se as que dizem que o navegador é desatualizado e defasado e não dá suporte a funcionalidades e tecnologias de hoje em dia.



"O IE6 tem uma série de problemas de segurança, de suporte a aplicações de Flash", diz Paulo Couto, editor-chefe do Fórum PCs (www.forumpcs.com.br). Segundo Couto, 30% dos leitores que acessam o site usam o IE6. "Particularmente não gosto desta versão, mas é um padrão ainda, e somos obrigados a usá-la."

Couto afirma que a Microsoft não segue o W3C (World Wide Web Consortium), consórcio de empresas de tecnologia que desenvolve padrões para a criação e a interpretação de conteúdo para a rede. O consórcio define diretrizes para que sites possam ser acessados a partir de diferentes navegadores, variados sistemas operacionais e diversos dispositivos, sem grandes diferenças.

Na opinião de Couto, a Microsoft cometeu um grave erro ao associar o IE6 ao Windows XP. "A atualização para uma versão posterior do navegador só podia ser feita por quem tinha o sistema original. E todo mundo sabe que existe muita pirataria. Então, muita gente foi impedida de migrar", diz.

A Microsoft afirma que a migração para o Internet Explorer 7 foi exclusiva para usuários do software original apenas por alguns meses no lançamento da nova versão, mas que hoje está disponível "a todos os usuários do software, seja ele original ou não".

Webdesign

Para o diretor de tecnologia e desenvolvedor João Rego, o IE6 "é o pânico dos browsers". "Um site que funciona no IE6 fica completamente desconjuntado em outras versões. E quando um usuário usa o IE6 e não faz upgrade, ele vê a internet torta", diz.

Quando precisa programar um site para diferentes versões de navegadores, Rego costuma cobrar 50% a mais do valor do projeto caso tenha que fazer uma para o IE6. "O IE6 é uma aberração da natureza, uma desgraça. Você não tem que desenvolver um site, mas três."

Ele ressalta que o Google começou uma campanha no YouTube para incentivar o upgrade para a versão mais recente. "Quando você acessa o YouTube, aparece uma barra sugerindo a atualização, pois não será dada continuidade ao suporte."

Por conta de tantas dificuldades, Rego é taxativo. "Que morra o IE6, que a Microsoft desista e passe a seguir padrões. A empresa não pode ditar regras, pois ela não vive sozinha."

A Microsoft divulgou na semana passada um boletim em que confirma a ocorrência de uma série de tentativas de roubo de informações on-line e controle não autorizado de computadores. Em sua maioria, contra empresas que utilizam a versão 6 do Internet Explorer, apontada como obsoleta por grande parte dos especialistas em tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.