Páginas

16 de jan. de 2010

Dez add-ons fundamentais para o Chrome, navegador do Google

Algumas dessas extensões irão melhorar a produtividade do usuário no browser, outras são apenas para puro lazer e entretenimento.


Tantos complementos em tão pouco tempo. Em dezembro, o Google apresentou o repositório de extensões para o seu navegador opensource, o Googhe Chrome e, em apenas um dia, o número de add-ons chegou a 300.
Como um projeto beta, as extensões têm recebido bem pouca atenção da empresa. Por ora, o Google apenas está suportando extensões para a última versão beta do navegador. Assim, caso o usuário prefira usar apenas versões estáveis de aplicativos, ele terá de deixar de lado as ferramentas que complementam o software. Pelo menos por enquanto.
Vale notar que a versão do navegador que suporta os add-ons, conhecida por versão “Beta Channel”, está disponível apenas para o Windows XP e Vista, e não para o Windows 7. O Google prometeu para breve extensões para  Mac OS X e também - claro - para o Chrome OS.
A blogueira da Google Subnet Julie Bort vasculhou a biblioteca de complementos do navegador do Google e identificou aqueles que ela entende irão melhorar a produtividade do usuário na web. E foi além: também escolheu algumas que são pura diversão.
WOT - Web of trust
Este complemento irá advertir o usuário sobre o risco de visitar determinados sites na web, responsável por bisbilhotar a vida do internauta, disseminar malware e enviar spam. a comunidade WOT visitou milhões de web sites e sua classificação é continuamente atualizada por milhões de membros do serviço, bem como de outras fontes confiáveis, tais como páginas que listam sites phishings. O bom do WOT é que ele não bloqueia o acesso a qualquer site - como outros aplicativos semelhantes. Em vez disso, dá ao internauta um gráfico que mostra se ele irá se aventurar por um endereço potencialmente perigoso.
Xmarks Bookmark Sync
Esta é uma das mais populares ferramentas para gerenciamento de bookmarks. Além de permitir backup dos endereços web preferidos dos internautas, o Xmarks Bookmark Sync é multiplataforma, pode ser usado em computadores diferentes e agora é compatível com o Firefox, Safari, IE e Chrome. Com o Xmarks, o usuário pode decidir que bookmarks serão sincronizados com quais computadores. Tal facilidade ajuda a manter a privacidade dos preferidos permitindo separar, por exemplo, bookmarks usados no ambiente de trabalho daqueles que o usuário acessa quando está em casa.
Shareaholic
A biblioteca de complementos do Chrome oferece várias opções para integração de conteúdo web com redes sociais como Twitter e Facebook. O Shareaholic é um add-on desta natureza. Além de suportar redes populares como Twitter, Facebook, Digg, Reddit e LinkedIn, ele também é capaz de se integrar ao Gmail e ao Yahoo. Além disso, é customizável. Compartilhe, salve e envie e-mail com as páginas visitadas no Twitter, no Facebook, pelo Gmail, Google Reader e muito mais. Também pode-se compartilhar vídeos, blogs e imagens.
LastPass para Chrome 
Eis um gerenciador gratuito online de senhas e preenchedor de formulários que não só auxilia o usuário na gestão de dezenas de passwords para redes sociais e outras páginas web, mas também ajuda a tornar a navegação mais segura. O complemento permite importar (e exportar) senhas armazenadas em serviços populares de gestão de senhas tais como Roboform, Keepass, PasswordSafe, MyPasswordSafe, Sxipper, TurboPasswords, PassPack e até mesmo das ferramentas de gerenciamento de senhas do Firefox e do Internet Explorer. Dados confidenciais são criptografados localmente antes de serem enviados pela web evitando a ação de qualquer bisbilhoteiro. Uma senha única e um teclado virtual também contribuem para proteger sua lista de senhas.
Chrome IE Tab extension
Como algumas páginas web - infelizmente - só funcionam com o Internet Explorer, este complemento permite rodar o IE dentro de uma aba do Chrome de forma que o usuário será capaz de exibir a página desejada sem ter de sair do navegador do Google. Pode-se configurar o IE Tab extension para fazer isso automaticamente com URLs que o internauta especificar. Este add-on, faz algo semelhante ao que o time de desenvolvimento do Chrome anunciou em setembro de 2009 ao informar que o navegador ganhava uma funcionalidade denomina Frame para substituir o mecanismos de renderização para o IE dentro do Chrome. Com o IE Tab, o internauta usa o Chrome para rodar o IE. De qualquer forma, ganham os usuários, que passam a contar com mais uma opção de browser memso para acessar sites ou aplicativos qud são compatíveis apenas com o navegador da Microsoft.
Cooliris
Este complemento oferece uma forma rápida de navegar por imagens e vídeos. Em vez de clicar por páginas de imagens, esperar cada página carregar para então ver o conteúdo desejado, basta fazer scroll em um “ambiente” 3D infinito. Busque por imagens e por vídeos no Google, YouTube, Flickr, Picasa, Facebook e muito mais. O Cooliris também permite navegar por conteúdos em sites de conteúdo para TV como Hulu, CBS, Fox, Sony. Ajuste as configurações do add-on e compartilhe o conteúdo do Cooliris com seus contatos no Facebook e outros.
Show IP 
Este complemento é tão simples quanto o seu nome. O Show IP permite que o usuário verifique, quando quiser, seu endereço IP atribuído pelo provedor web. Caso ache isso útil, também é provável que goste de outras extensões, digamos geeks. O Firebug Lite extension, por exemplo, é útil para desenvolvedores web pois permite editar, debugar (expressão criada por técnicos para procurar e localizar erros em programas e aplicativos) e monitorar CSS, HTML e JavaScript em qualquer página na web. O YouTube HTML5-ifier é um script que substitui o player de vídeo padrão do YouTube, baseado em flash, pela capacidade nativa do HTML-5 de reproduzir vídeos.
MakeGadget 
O MakeGadget permite tornar uma URL acessível por meio de um objeto do tipo popup. O add-on é particularmente útil caso exista uma aplicação criada para dispositivos móveis que o usuário deseja acessar no browser via desktop. O MakeGadget utiliza um banco de dados HTML5 pra lembrar a última URL fornecida.
RandomMagic
Esta é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. O RandomMagic acrescente três miniaplicativos: um cara-e-coroa, um dado e um gerador aleatório de números. Quando o usuário enfrenta uma situação na qual não consegue se decidir, deixe o add-on fazer o serviço. Para quem achar este complemento útil, deve conhecer o gerador randômico de frases de Albert Einstein e o Flickr Interestigness que exibe, a cada dia, uma série de imagens escolhidas aleatoriamente no Flickr.
Jamendo Radio
Este complemento adiciona um player de rádio que faz streaming de música a partir do site Jamendo. Este site apenas hospeda músicas criadas sob a creative commons license; desta maneira, caso você queira apenas ter acesso a canções com DRM-free, este é seu destino. Uma lista popup apresenta canais preconfigurados, mas com um pouco de trabalho o internauta será capaz de configurar seus próprios canais de música.



[Fonte] pcworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.