Páginas

11 de jan. de 2010

Aprenda a tratar e publicar suas fotos










Orkut e Facebook permitem criar álbuns para compartilhar com os contatos, e ainda oferecem filtros para selecionar que contatos terão acesso. No Orkut, vá ao menu principal e selecione Fotos para criar um álbum. Selecione que serão enviadas para o site. Depois de carregar as fotos, pode-se girá-las, apagá-las, selecionar qual será a capa do álbum e atribuir legendas para cada uma. No alto da janela ficam as opções de privacidade: só alguns amigos, amigos do Orkut, todos do Orkut. A primeira permite escolher listas de amigos da rede ou contatos individualmente.
No Facebook, o procedimento é parecido. Na barra de menus que fica na parte de baixo da tela clique a opção Fotos. Depois, no alto à direita, o botão Criar álbum de fotos. Depois de dar nome ao álbum e uma descrição, selecione o grau de privacidade na opção Quem pode ver isso?. As opções são: todos, amigos de amigos, apenas amigos, e personalizar. Esta última permite selecionar listas de amigos que já existam. As fotos aparecem numa janela, onde é possível atribuir legendas e escolher a capa do álbum.
Flickr e Picasa são boas alternativas para armazenar e compartilhar fotos. O Flickr é uma rede social voltada para fotografia e para acessá-lo é preciso uma conta gratuita no Yahoo! As fotos podem distribuidas em álbuns e receber tags (palavras-chave) e geotags (que indicam o local em que foram feitas) que facilitam a localização das imagens no site. O Flickr permite retocar e recortar fotos, entre outros efeitos, com o Picnik, conhecido site de edição de imagens.
O Picasa Web Albuns é o similar que pertence ao Google. Uma vantagem do serviço é a integração ao programa Picasa, para tratamento e organização de imagens. Pode-se, por exemplo, pegar as fotos de um álbum online e fazer um clipe em vídeo e depois mandá-lo para o YouTube, por exemplo.
Diversos sites oferecem ferramentas de edição gratuitas. A maioria faz ajustes básicos, oferece alguns efeitos e pede cadastro, como o Photoshop.com. O Slashup tem interface parecida com o Photoshop. O MYimager é um dos poucos sites do tipo que não é baseado em Flash, mas em Java, assim como o OnlinePhototool, no qual é possível mudar o padrão de cores, ajustar contraste e brilho. O Pixenate tem a vantagem de contar com integração com o Facebook e o Flickr, facilitando a publicação das fotos após o tratamento.
Formatos de arquivo
A maioria das câmeras digitais salva as fotos em formato JPG, com diferentes opções de qualidade. Essa qualidade se refere ao grau de compressão usado na produção da imagem. Quanto maior a qualidade, maior o tamanho do arquivo, e mais espaço ele vai ocupar no cartão de memória. Câmeras profissionais também salvam nos formatos TIFF e RAW, que evitam perda de qualidade, mas resultam em arquivos ainda mais pesados. O tamanho do arquivo depende de outros fatores, como a resolução, qualidade, detalhes e variação de cores. Em geral, uma foto com resolução de 5 megapixels com alta qualidade ocupa cerca de 1,5 MB.
[Fonte] O dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mantendo o devido respeito, claro.