Páginas

22 de jun. de 2009

http://www.uploadimagens.com/upload/a5c2f712e4281a2a93456951dfab4873.gif
http://www.uploadimagens.com/upload/a5c2f712e4281a2a93456951dfab4873.gif

4 de jun. de 2009

RECUPERANDO HD COM TRUQUE DA GELADEIRA

O truque da geladeira, como é chamado o procedimento de se tentar recuperar um hard disk, ou os seus dados, é considerado um "mito urbano" por muitos! Porém, já tive a felicidade de recuperar muitas informações importantes - o hd, é bom que se diga, não pode ser recuperado, com este procedimento.

Quando o hd está inacessível, mas é reconhecido no BIOS, é indicativo de que sua parte eletrônica está funcional, sua parte mecânica idem, possivelmente, mas sua área magnética sofreu alguma alteração, até mesmo por uma dilatação nos seus pratos. Altas temperaturas de operação são vezeiras em fazer isto aos hd´s. Quando se resfria o hd, está se tentando se condensar (no sentido especial) sua área magnética. Uma vez removida artificialmente esta dilatação, os dados estarão dispostos de uma maneira legível, mesmo que temporariamente, ao mecanismo de leitura do hd.


Coloca-se o hd inacessível num plástico, lacrando-o o mais que possível com o uso de fita gomada e se o coloca na geladeira, não no congelador.


O motivo disto é simples: queremos resfriar a unidade, não congelá-la! Esperam-se por volta de quatro (4) horas até o seu resfriamento, e, num ambiente o mais refrigerado possível, retira-se o hd do seu local de resfriamento, e, envolto em papel-toalha, para remover qualquer traço de condensação, o que poderia desastradamente provocar um curto e queimar a fonte do micro, coloca-se rapidamente a unidade e se procede ao seu reconhecimento no BIOS.

Durante o tempo em que o hd não aquece, certamente se terá acesso aos arquivos, bastando para isso copiá-los para uma unidade distinta. Lembre-se de que, após o reaquecimento, o hd se tornará de novo inacessível. Pode-se até mesmo copiar os dados via rede para outra máquina, por que não? Simples e direto - funciona.

Vai ai uma dica que eu encontrei no Mercado Livre. Clique e veja texto original.